5 de outubro de 2015

#RESENHA - Uma Longa Jornada

Imagem da minha prima linda, Greice
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Li esse livro ano passado, um pouquinho antes do lançamento do filme, e praticamente, obriguei a minha mãe a ler também porque eu queria uma companhia para o cinema. haha


O livro conta a história de dois casais, Ira e Ruth, Luke e Sophia. 
Ira tem 91 anos e está sozinho no mundo, sua esposa, Ruth, morreu há 9 anos. Ira sofre um acidente de carro em um dia de nevasca, o carro rompe a barreira de proteção da estrada e cai em um barranco. Enquanto o resgate não chega, Ira tem alucinações com Ruth e, por meio destas alucinações, somos conduzidos às lembranças da vida dos dois. Para Ira é como se Ruth estivesse ali, sentada no banco do carona, ela o faz relembrar de como se conheceram, o namoro, a época em que Ira passou na Guerra, o noivado, os obstáculos que enfrentaram juntos, as viagens, o casamento feliz e duradouro, até que, a morte os separou.

Sophia é uma estudante de história da arte. Ela terminou seu relacionamento com Bryan ha pouco tempo, então sua melhor amiga, Marcia, a convence de ir em um rodeio. Durante a festa Sophia é assediada pelo ex namorado, e é salva pelo peão campeão da noite, Luke.
Os dois começam a conversar, e por mais que Sophia tente resistir à atração que sente por ele, ao longo dos dias é impossível tirá-lo de seus pensamentos.

A narrativa é intercalada nos capítulos por Ira, em primeira pessoa, Sophia e Luke, em terceira pessoa. Mas mesmo assim conseguimos entender os pensamentos e sentimentos de cada personagem.

Luke e Sophia vão se envolvendo cada vez mais, mesmo Sophia não querendo, pois vai terminar a faculdade no fim do semestre e trabalhar em um museu em outra cidade. Luke apresenta o seu mundo para ela, a fazenda, os rodeios, a montaria. Tudo muito diferente do que Sophia está acostumada, nascida e criada em Nova Jersey, mora em uma fraternidade da faculdade, totalmente o oposto da vida de Luke.

Nem preciso falar que eu morri de amores pelo Luke né? Até o Ira ganhou meu coração! hahaha

Os dois tem um segredo que tem medo de revelar á suas amadas. Um segredo que pode colocar os relacionamentos em risco. Ao melhor estilo Sparks, as histórias se cruzam de uma maneira surpreendente, e eu e minha mãe nos debulhamos em lágrimas, tanto no livro, quanto no filme (que já comentei em outro post que achei maravilhoso).

Um livro sobre o esperança, superação e o maior e mais puro amor!

Beijos e até a próxima :*

2 comentários:

  1. Amei a foto e a legenda dela :D

    O blog tá lindo, Pê! E estou amando o livro! É maravilhoso!
    Super recomendo :)

    ResponderExcluir